O MEC
divulgou o seu Manual para a Correção das redações do ENEM, mas a
imprensa deu destaque apenas aos critérios para correção das
Redações com dois ou três professores e deixou de lado o mais
interessante e útil para os alunos que é “o caminho das pedras”
para uma boa redação dentro desses critérios.
Esse
caminho começa com a definição das 5 competências que serão
cobradas, cada uma delas valendo até 200 pontos em um total de
1.000. Recomendamos fortemente que todos leiam a íntegra das
recomendações porque as informações ali contidas são valiosas.
A
seguir, trazemos um resumo contendo o primeiro (200 pontos) e o
último (zero ponto) dos cinco níveis de desempenho que serão
utilizados para avaliar cada uma das Competências que serão
cobradas nas redações do Enem 2012:
Competência
1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
200
pontos
O
participante demonstra excelente domínio da norma padrão, não
apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais leves
e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em
várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma
padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os
desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de
concordância verbal, excluem a redação da pontuação mais alta.
0
ponto
O
participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de
escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência
2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
200
pontos
O
participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus
principais aspectos. A redação contém uma argumentação
consistente, revelando excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está
estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser
defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese
distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a
proposta de intervenção funcionando como uma conclusão.
Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
0
ponto
O
participante desenvolve texto que não contempla a proposta de
redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual
que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema,
descreve algo ou conta uma história.
Competência
3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200
pontos
O
participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos,
opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma
consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e
elabora conclusão ou proposta que mantenha
coerência com a opinião defendida na redação.
coerência com a opinião defendida na redação.
0
ponto
O
participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos
incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Competência
4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários
para a construção da argumentação.
200
pontos
O
participante articula as partes do texto, sem inadequações na
utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste
nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a
estrutura lógico-gramatical; sequência justaposta de idéias sem
encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com
apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, porém,
conter eventuais desvios de menor gravidade: emprego equivocado do
conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando
obrigatória; repetição ou substituição inadequada de palavras
sem se valer dos recursos oferecidos pela língua. Entretanto, o
mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação deve
ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos
recursos coesivos.
0
ponto
O
participante apresenta informações desconexas, que não se
configuram como texto.
Competência
5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
200
pontos
O
participante elabora proposta de intervenção clara e inovadora,
relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no
texto. São explicitados os meios para realizá-la.
0
ponto
O
participante não apresenta proposta de intervenção
Com a
leitura atenta da definição dessas 5 competências e entendendo bem
o que será cobrado para obter o melhor nível de desempenho, o
candidato terá tudo para obter um excelente resultado na prova de
Redação do ENEM.
fonte de pesquisa: www.yahoo.com.br/educacao
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