terça-feira, 20 de março de 2012

O uso de Tecnologias na Educação


 O uso de Tecnologias na Educação


Fonte: http://novastecnologiaseoensinodehistoria.zip.net/arch2008-07-27_2008-08-02.html

O professor e pesquisador em Tecnologia da Educação Edson Gomes da Silva, em seminário  realizado na Universidade de São Paulo - USP em 2005, trabalhou no seu artigo: “O uso das Tecnologias na Educação” onde relatou toda a complexidade dos usos de ferramentas tecnológicas como auxílio no processo de aprendizagem.  Segundo o professor, quando se fala em “Tecnologias na Educação”, nós não podemos nos limitar somente ao uso da internet ( e da informática de modo geral), mas à todos os tipos de meios de comunicação acessíveis ( como a TV, Rádio, jornal, revistas,  blog's, site de relacionamentos entre outros), e até mesmo do cinema, pois todos esses meios, que também não deixam de ser tecnologias, também são fontes de conhecimentos, como o professor afirma ao dizer que:  "A expressão “Tecnologia na Educação” abrange a Informática na Educação mas não se
restringe a ela. Inclui, também, o uso da televisão, do vídeo, e do rádio (e, por que não, do
cinema) na promoção da educação.”
Em outro ponto de seu artigo, o professor  ao citar várias formas de técnicas desenvolvidas ao longo da história, ele realiza uma defesa a mais conhecida forma,  um tanto “tradicional” mais sempre “moderna”, de tecnologia na educação que é a aprendizagem através  da fala e da escrita, que por sua vez, são, e sempre serão fundamentais “tecnologias educacionais” nas principais formas de aprendizagem. Podemos percebe que mesmo as tecnologias já estarem inseridas em todos os campos da sociedade, e consequentemente na educação, a oralidade ainda é essêncial, até porque a própria técnica necessita dessa "técnica" para se difundir.
Vale lembrar que o Prof. Edson, em nenhum momento de seu artigo foi Benjaminiano (ou seja, que defende a tese do filósofo alemão Walter Benjamim, que acreditava que a técnica vai se sobrepor aos valores humanos, com a destruição do "ethos histórico", onde somente a técnica é o que vale para as sociedades modernas, e o humano fica em segundo plano), pois ele reconhece que todos os avanços tecnológicos são de extrema importância para a humanidade, e não só nas questões educacionais, mas em todos os setores da sociedade, por esse motivo é que o professor reconhece as mudanças no meio educacional e social nas "sociedades não estáticas", mesmo não utilizando do termo (sociedades não estáticas), mas deixando clara nas suas argumentações escritas em seu artigo.
Podemos perceber que para o prof. Edson, o uso das tecnologias educacionais nas aulas possibilita uma espécie de integração entre aluno e professor no processo de aprendizagem e de difusão do conhecimento, além de ajudar na formação da personalidade através dos diálogos realizados por essas ferramentas tecnológicas.

Confira o texto na integra no seguinte link:  http://www.nilsonmachado.net/20050513.pdf

Fonte do texto: www.nilsonmachado.net/20050513.pdf

Título: O uso das tecnologias na Educação
Autor: Edson Gomes da Silva

(Atividade correspondente ao curso: "Explorando o Protal do Professor" realizado no Núcleo de Tecnologia  Educacional - NTE do Centro de Referência do Professor - CRP, ministrado pela Profª Záira)

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