Olá pessoal!
Depois de alguns meses sem postagens devido alguns motivos "extra-pessoal", nada melhor do que um 1ª semestre de 2013 "conturbado" no que se refere aos Temas da Atualidade. Com o retorno das aluas principalmente na Rede Estadual de Ensino do Ceará, e claro, tendo o intuito de auxiliar nossos alunos na preparação para Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e outros vestibulares desenvolveremos um trabalho neste blog no decorrer do ano com exposição de matérias, exibição de vídeos entre outras questões e assuntos de nosso interesse, como: Temas de atualidade, Arte, Filosofia, História, Sociologia, Geografia e áreas afins.
Então vamos deixar de conversa e vamos iniciar tratando de um tema extremamente sério que foi nada mais do que a decretação de "Estado de guerra" realizado pela Coreia do Norte.
A Coreia do Norte (República Democrática Popular da Coreia) e um certo tempo, vem realizando supostas ameaças de a qualquer momento atacar seus inimigos, em especial, sua vizinha Coreia do Sul, Japão, claro e evidentemente os Estados Unidos da América - EUA. Porém, o que muitas vezes nos confunde, é o simples fato que o modo que os telejornais repassam os pronunciamentos e as ameaças de possíveis ataques. Muitos questionam, mas por que essa ameaça? por que ter tanta raiva da Coreia do Sul, do Japão? Pois bem, de forma simples buscarei resumir um pouco da história da Coreia do Norte.
Com o fim da segunda guerra mundial em 1948, o mundo passa a ficar dividido pela disputa econômica "encabeçada" pelos Estados Unidos e a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), disputa essa que foi denominada de Guerra Fria, muitos países aderiram ao capitalismo e outros ao socialismo, e outros chegaram a sofrer guerras civis devido essa disputa, como foi o caso das Coreias. Em 1950 a Coreia passa por uma guerra civil. Aproximadamente em 52 as Coreias então se dividem em Coreia do Norte e Coreia do Sul, sendo a o do Norte socialista, influenciada pelas ideologias de Stalinista, e a do Sul pelas ideologias norte-americanas e seu capitalismo. Em 1953 foi acordado o armistício, uma especie de acordo ou um termo de suspensão dos conflitos entre as duas Coreias, mas desde essa data, nunca houve de fato um Tratado de Paz, pelas circunstancias, tão cedo não terá.

Com o fim da Guerra Fria e consequentemente da União Soviética, a Coreia do Norte perde força e uma miséria assola esse país em meado da década de 90. Outro motivo que levou ao aumento da miséria foram as diversas sanções, principalmente incentivadas pelos Estados Unidos, semelhante ao que ocorre em Cuba até hoje. Mas a Coreia do Norte é uma país cheio de contradições em sua lógica de Estado (Socialista unipartidarista) onde os membros do partido se beneficiam do pouco das riquezas desse pobre país, e o resto da população vivem quase que em um estado de miséria.
Esse resumo descreve de forma simples, mas clara um pouco da História da Coreia do Norte.
Atenciosamente,
Prof. Thiago Roque
Outras considerações!
Assistam o seguinte vídeo e confira um pouco mais sobre a Coreia do Norte! Não esqueçam de deixar o comentário, ele será fundamental para a realização de nosso trabalho!
Vejam também!